REGULAMENTO


Edital 001/2013
V Prêmio DepCom de Jornalismo - 2013
Edição Lawrenberg Advíncula da Silva
Tema: “Toda história merece ser contada”

Regulamento
O V Prêmio DepCom de Jornalismo edição Lawrenberg Advíncula da Silva, instituído pelo Grupo Faz Acontecer 2.0 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), é orientado por Regulamento próprio, sendo que esta edição é regida por este edital, 001/2013- V Prêmio DepCom de Jornalismo edição Lawrenberg Advíncula da Silva, que atribui às Comissões Julgadora e Organizadora, por maioria absoluta, a decisão sobre eventuais omissões, dela não cabendo nenhum tipo de recurso.

I - DO OBJETIVO
O V Prêmio DepCom de Jornalismo edição Lawrenberg Advíncula da Silva objetiva estimular os estudantes de jornalismo da UNEMAT e  de demais Instituições de Ensino Superior (IES) à criação e agraciar os seus melhores trabalhos, nas categorias: texto informativo, texto opinativo, fotografia, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo digital e cinema. É fundamental que para isso que os trabalhos inscritos sejam de autoria de estudantes que estejam regularmente matriculados no curso de jornalismo em uma IES reconhecida pelo MEC.

II - DOS CONCORRENTES
Poderão concorrer ao V Prêmio DepCom de Jornalismo edição Lawrenberg Advíncula da Silva, estudantes que estejam matriculados e cursando em uma instituição de Ensino Superior o curso de Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo.
É vedada a participação de profissionais graduados em Comunicação Social com qualquer habilitação ou membros da equipe organizadora.

III - DAS INSCRIÇÕES,  DA ENTREGA DOS TRABALHOS  E DOS CERTIFICADOS
 A inscrição para o V Prêmio DepCom de Jornalismo edição Lawrenberg Advíncula da Silva se dará mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível através do blog   http://faz-acontecer.blogspot.com.br/ ou com a comissão organizadora.
Após o preenchimento da ficha de inscrição será encaminhado um e-mail para o acadêmico com a confirmação da inscrição. O estudante deverá responder o e-mail do grupounemat@gmail.com anexando o trabalho no formato exigido em cada categoria. Somente depois desse processo, o trabalho estando dentro dos requisitos expostos pelo regulamento será considerado aceito e encaminhado ao júri correspondente a categoria escrita.
As inscrições devem ser feitas impreterivelmente no período de 05 de Novembro a 02 de Dezembro de 2013. Cada estudante poderá inscrever até 03 (três) trabalhos como aluno líder, desde que sejam em diferentes categorias.
Cada trabalho deverá conter um aluno líder e poderá ter até 04 (quatro) co-autores, com exceção da categoria 3 – fotografia (foto única), que deverá ter obrigatoriamente a autoria do trabalho individual. Nas demais categorias os acadêmicos poderão participar individualmente ou em grupo de até 5  (cinco) componentes.
Não há limite de trabalhos inscritos para co-autores. Mas é importante salientar que apenas o aluno líder receberá o certificado de participação, certificado de premiação (caso fique entre os três primeiros colocados da respectiva categoria) e demais premiações, como troféus ou eventuais brindes que poderão ser distribuídos, dependendo de eventuais parcerias entre a organização e eventuais empresas.
Apenas constará o nome do co-autor como integrante do grupo nos certificados distribuídos ao aluno líder, podendo esse ser utilizado para preenchimento de currículo acadêmico.
A efetivação da inscrição confere ao estudante a responsabilidade pela garantia de que o respectivo trabalho não tenha sido copiado, alterado ou, de qualquer forma, se espelhe ou tenha como referência material jornalístico de outrem, inclusive de outros estados/países.
No ato da inscrição cada estudante fica ciente de que a inobservância dessa e de qualquer das exigências deste Regulamento poderá motivar a desclassificação do trabalho inscrito ou mesmo a nulidade do resultado e respectiva restituição de troféu e qualquer outro brinde, mesmo no caso destes já terem sido entregues.
Cabe aos discentes em suas respectivas ficha de inscrição devidamente preenchida, identificar: categoria do trabalho inscrito, nome, função, número de participantes envolvidos com número de matrícula da universidade, por cujas informações assumem total responsabilidade.

IV - DOS TRABALHOS
Estão aptos a concorrer os trabalhos produzidos por acadêmicos que estejam matriculados e cursando em uma Instituição de Ensino Superior o curso de Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo.
Os trabalhos inscritos nas categorias Texto Opinativo e Texto informativo deverão ser anexados em formato World 2003 ou 2007, com exceção do produto Charge que poderá ser anexado em formato JPEG.
Na categoria Fotografia, o formato exigido é JPEG.
Na categoria Radiojornalismo o trabalho deverá estar em formato MP3.
Nas categorias Telejornalismo e Cinema, o formato deverá ser AVI ou MP4. Caso o estudante tenha dificuldade em anexar o arquivo durante o envio do e-mail, o mesmo deverá postar o trabalho no Youtube e encaminhar o link da postagem.
Na categoria Jornalismo Digital, o acadêmico deverá fazer um print da matéria e o endereço do Blog ou Site inscrito, caso seja uma Newsletter deverá encaminhar em arquivo World 2003 ou 2007 uma cópia do material.

V - DAS CATEGORIAS
O V Prêmio DepCom de Jornalismo edição Lawrenberg Advíncula da Silva é composto por sete categorias destinadas aos acadêmicos do curso  de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo:
01) Categoria Texto Opinativo: artigo, editorial, charge, resenha, comentário e crônica.
02) Categoria Texto Informativo: reportagem, nota, notícia e entrevista.
03) Fotografia: Foto única (em cores)
04) Categoria Radiojornalismo: Coberturas, reportagens, entrevistas, spots, radiojornal, documentários, no tempo de 1min a 10min.
05) Categoria Telejornalismo-audiovisual: Notícias, telejornais, reportagem, notas, no tempo de 1min a 10min.
06) Categoria Jornalismo Digital – Blog, site, página da web, newsletter.
07) Categoria Cinema e Audiovisual – documentários, filmes de ficção, clipes, no tempo de 1min a 10min.
O IV Prêmio DepCom de Jornalismo edição Maria Francisca Mendes Abreu contemplará as categorias supracitadas, tendo como tema-base (obrigatório) “Toda história merece ser contada”.


VI - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Comuns a todas as categorias:
a) adequação ao tema;
b) adequação a categoria
c) qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição);
d) criatividade e inovação (introdução de novas idéias e conceitos);
Específicos: (e)
- Texto: estratégia utilizada e iconografia (qualidade e equilíbrio de ilustrações).
- Fotografia: Qualidade técnica.
- Radiojornalismo: Qualidade do áudio.
- Telejornalismo: enquadramentos e sintonia entre imagem, off e passagem.
- Jornalismo Digital: Projeto gráfico.
- Cinema e Audiovisual: Roteiro.

VII - DO JULGAMENTO
O julgamento do IV Prêmio DepCom de Jornalismo edição Lawrenberg Advíncula da Silva será realizado por uma comissão para cada modalidade, composta de  um mínimo de 03 jurados, selecionada entre profissionais formados e com experiência na categoria avaliada, sendo suas decisões imunes a qualquer ingerência e absolutamente soberanas, não cabendo, contra as mesmas, recursos de qualquer natureza.
Em caso de empates, irá valer a maior nota na seguinte ordem dos critérios de avaliação: e, d, c, b, a. Permanecendo o empate o júri da modalidade terá que dá um veredito e decidir quais dos trabalhos merece a colocação.
Após encerrada as avaliações o grupo Faz Acontecer 2.0 irá divulgar para conhecimento de todos, os nomes e qualificações dos jurados através de sua página virtual: faz-acontecer.blogspot.com

VIII - DOS PRÊMIOS
Todas as categorias serão premiadas com troféus e certificados. Para cada categoria serão concedidas apenas três premiações.
O prêmio será entregue no ato da solenidade organizado pelo Grupo Faz Acontecer durante o encerramento do VIII Simpósio de Jornalismo no dia 06 de Dezembro.

01) Categoria Texto Opinativo - artigo, editorial, charge, resenha, comentário e crônica.
1º lugar: troféu + certificado
2º lugar: troféu + certificado
3º lugar: troféu + certificado

02) Categoria Texto Informativo - Reportagem, nota, notícia e entrevista.
1º lugar: troféu + certificado
2º lugar: troféu + certificado
3º lugar: troféu + certificado

03) Fotografia –– Foto única (em cores)
1º lugar: troféu + certificado
2º lugar: troféu + certificado
3º lugar: troféu + certificado

04) Categoria Radiojornalismo –– Coberturas, reportagens, entrevistas, spots, rádiojornal, documentários, no tempo de 1min a 10min.
1º lugar: troféu + certificado
2º lugar: troféu + certificado
3º lugar: troféu + certificado

05) Categoria Telejornalismo-audiovisual - Notícias, telejornais, reportagem, notas, no tempo de 1min a 10min.
1º lugar: troféu + certificado
2º lugar: troféu + certificado
3º lugar: troféu + certificado

06) Categoria Jornalismo Digital – Blog, site, página da web, newsletter.
1º lugar: troféu + certificado
2º lugar: troféu + certificado
3º lugar: troféu + certificado

07) ) Categoria Cinema e Audiovisual – documentários, filmes de ficção, clipes, no tempo de 1min a 10min.
1º lugar: troféu + certificado
2º lugar: troféu + certificado
3º lugar: troféu + certificado


VX - DAS CONDIÇÕES GERAIS
Os originais dos trabalhos inscritos passarão a fazer parte do acervo do IV Prêmio DepCom de Jornalismo Lawrenberg Advíncula da Silva, podendo ser objeto de exposição, apresentação em cartazes, catálogos, CD-ROM, fitas cassetes, folhetos, Internet, livros e outros, desde que de caráter cultural, sem fins lucrativos, independentemente de qualquer pagamento ou pedido de licença para utilização e ficará a disposição no Departamento de Comunicação Social.
No ato da inscrição, todo o material deverá ser encaminhado via e-mail como no estabelecido no item III - DAS INSCRIÇÕES, DA ENTREGA DOS TRABALHOS E DOS CERTIFICADOS deste regulamento.
Os trabalhos finalistas serão expostos na noite da premiação, prevista para o dia 06 de Dezembro de 2013 durante a realização do VIII Simpósio de Jornalismo a partir das 19h30.
Também no ato da inscrição os concorrentes expressamente concordam com todos os termos deste Regulamento e renunciam a qualquer tipo de recurso contra o mesmo.

Alto Araguaia, 03 de Novembro de 2013.